Bruno Tinoco | IT Professional

----| BT Info | Bussiness Technology |----------| Microsoft | Linux |-----




O Windows Server 2008 oferece novas e valiosas funcionalidades, além de excelentes melhorias no sistema operacional básico do Windows Server, para ajudar organizações de todos os tamanhos a aumentar o controle, a disponibilidade e a flexibilidade de acordo com suas necessidades em constante alteração. Novas ferramentas para Web, tecnologias de virtualização, melhorias na segurança e utilitários de gerenciamento ajudam a poupar tempo, reduzir custos e fornecer uma base sólida para sua infra-estrutura de tecnologia da informação (TI).

Nesta página
Uma Base SólidaUma Base Sólida
VirtualizaçãoVirtualização
WebWeb
SegurançaSegurança

Uma Base Sólida

O Windows Server 2008 oferece uma base sólida para todas as cargas de trabalho e aplicações de seus servidores, sendo muito fácil de implantar e gerenciar. Os recursos aprimorados de alta disponibilidade e confiabilidade, característicos do Windows Server, garantem que suas aplicações e seus dados mais importantes estejam disponíveis quando você precisar deles.

As Tarefas de Configuração Inicial transferem os elementos interativos para após a instalação, eliminando a necessidade de o administrador interagir com a instalação do sistema operacional.

O Gerenciador do Servidor, o MMC (Microsoft Management Console - Console de Gerenciamento Microsoft) expandido, fornece uma interface completa para monitoramento e configuração de servidores com assistentes para dinamizar tarefas comuns de gerenciamento de servidores.

O Windows PowerShell, um novo shell opcional de linha de comando e linguagem de script, permite aos administradores automatizar tarefas rotineiras de administração do sistema em múltiplos servidores.

O Monitor de Confiabilidade e Desempenho do Windows oferece ótimas ferramentas de diagnóstico para que você tenha uma visibilidade permanente de seu ambiente de servidores, tanto físico quanto virtuais, para localizar e resolver problemas rapidamente.

Otimização da administração de servidores e da replicação de dados para aumentar o controle sobre os servidores que estão em outros locais, como em um escritório remoto.

A opção de instalação Server Core em componentes permite fazer instalações mínimas, em que apenas as funções e os recursos de servidor necessários são instalados, reduzindo a necessidade de manutenção e diminuindo a superfície de ataque disponível do servidor.

O WDS (Windows Deployment Services – Serviços de Implantação do Windows) oferece um meio simplificado e altamente seguro de implantar rapidamente sistemas operacionais Windows em computadores usando a instalação baseada em rede.

Os assistentes de clustering de failover facilitam, até mesmo para os generalistas de TI, a implementação de soluções de alta disponibilidade, o protocolo IP versão 6 (IPv6) está agora totalmente integrado, e os nós de cluster dispersados geograficamente não precisam mais estar na mesma sub-rede de IP ou ser configurados com VLANs (Virtual Local Area Networks – Redes Locais Virtuais) complicadas.

O NLB (Network Load Balancing - Balanceamento de Carga de Rede) tem agora suporte para o IPv6 e inclui suporte para múltiplos endereços de IP dedicados, o que permite que várias aplicações sejam hospedadas no mesmo cluster NLB.

O Backup do Windows Server incorpora uma tecnologia de backup mais rápida e simplifica a restauração de dados ou do sistema operacional.

Virtualização

O Windows Server 2008 Hyper-V, a tecnologia de última geração para virtualização de servidores baseada em hipervisor, permite que você consolide servidores e use o hardware com mais eficiência. Vários aperfeiçoamentos no TS (Terminal Services - Serviços de Terminal) melhoram a virtualização de apresentações. E condições de licenciamento mais simples facilitam o uso dessas tecnologias.

O Windows Server 2008 Hyper-V permite virtualizar funções de servidor como VMs (virtual machines - máquinas virtuais) separadas e executadas em uma única máquina física, sem a necessidade de comprar software de terceiros.

Múltiplos sistemas operacionais – Windows, Linux e outros – podem ser implantados paralelamente em um único servidor através do Hyper-V.

Novas opções permitem que você implante os métodos mais adequados de virtualização em seu ambiente.

O suporte às últimas tecnologias de virtualização assistida por hardware permite a virtualização de cargas de trabalho muito exigentes.

Novos recursos de armazenamento, tais como o acesso a disco de passagem e a adição de armazenamento dinâmico, concedem às VMs um acesso maior aos dados, e aos programas e serviços externos um acesso maior aos dados armazenados nas VMs.

O clustering de hosts de WSv (Windows Server Virtualization – Virtualização do Windows Server) e VMs executadas em hosts de WSv e o backup de VMs durante sua execução mantêm seus servidores virtualizados altamente disponíveis.

Novas ferramentas de gerenciamento e contadores de desempenho tornam o ambiente virtualizado mais fácil de gerenciar e monitorar.

O RemoteApp para Serviços de Terminal (TS) e o TS Web Access permitem que os programas acessados remotamente sejam abertos com apenas um clique e apareçam como se estivessem sendo executados continuamente no computador local do usuário final.

O Gateway TS ajuda a fornecer acesso remoto seguro a programas baseados no Windows através de firewalls – sem a necessidade de uma VPN (virtual private network - rede virtual privada).

O Gerenciador de Licenciamento TS adiciona a habilidade de acompanhar a emissão de TS CALs (Client Access Licenses - Licenças de Acesso para Cliente) por Usuário. Embutido no Windows Server 2008, o Licenciamento TS é um serviço de baixo impacto que permite a centralização da administração, do acompanhamento, dos relatórios e a compra eficiente de TS CALs por Usuário.

Web

O Windows Server 2008 inclui ferramentas aperfeiçoadas de administração, diagnóstico, desenvolvimento e aplicação na Web com o IIS 7.0, com grandes melhorias em relação ao IIS 6.0. O Windows Server 2008 unifica a plataforma de publicação na Web da Microsoft, incluindo o IIS 7.0, ASP.NET, Windows Communication Foundation e Windows SharePoint Services.

Opções de instalação e design modular permitem a instalação apenas dos recursos necessários, reduzindo as superfícies de ataque e facilitando o gerenciamento das atualizações.

O Gerenciador do IIS, uma nova interface de gerenciamento baseada em tarefas, e uma nova ferramenta de linha de comando appcmd.exe facilitam a administração.

A implantação entre sites permite que você copie facilmente configurações de sites da Web em múltiplos servidores Web sem nenhuma configuração adicional.

A administração delegada de aplicações e sites permite que você conceda o controle de diferentes partes do servidor Web àqueles que necessitam.

O gerenciamento da integridade de servidores Web, integrado a ferramentas abrangentes de diagnóstico e resolução de problemas, permite a visibilidade e o acompanhamento de pedidos executados no servidor Web.

Acesso programático a armazenamentos de configurações através do WM ou do Microsoft.Web.Administration, um novo API de gerenciamento que permite editar os arquivos de configuração XML para seu servidor Web, seus sites ou suas aplicações.

O isolamento aperfeiçoado de pools de instalação mantém aplicações e sites isolados um do outro para aumentar a segurança e a estabilidade.

Suporte a CGI rápida para executar aplicações PHP, scripts Perl e aplicações Ruby de modo confiável.

Maior integração com recursos ASP.NET e um armazenamento de configurações para todas as configurações da plataforma Web no IIS 7.0 e ASP.NET.

Um modelo de extensibilidade flexível permite personalizar, como, por exemplo, adicionar novos módulos usando código nativo ou gerenciado.

Segurança

O sistema operacional Windows Server 2008 foi fortalecido, integra várias tecnologias de identidade e acesso e inclui múltiplas inovações na segurança para implantar com mais facilidade uma rede orientada por diretivas que ajude a proteger sua infra-estrutura de servidores, seus dados e seus negócios.

O SCW (Security Configuration Wizard – Assistente de Configuração de Segurança) ajuda os administradores a configurar o sistema operacional de acordo com as funções de servidor que estão sendo implantadas para reduzir a superfície de ataque, resultando em um ambiente de servidores mais robusto e seguro.

A Diretiva de Grupo Expandida e Integrada permite a criação e o gerenciamento eficientes de Diretivas de Grupo, além de expandir o número de áreas que podem ser gerenciadas de modo seguro com as diretivas.

A Proteção de Acesso à Rede garante que sua rede e seus sistemas não sejam comprometidos por computadores não íntegros, isolando e/ou remediando os computadores que não cumprirem as diretivas de segurança que você estabeleceu.

O Controle de Conta de Usuário fornece uma nova arquitetura de autenticação para proteção contra softwares mal-intencionados.

O Cryptography Next Generation (CNG), nova API criptográfica básica da Microsoft, oferece uma maior flexibilidade criptográfica por meio do suporte a algoritmos criptográficos padrão ou definidos pelo cliente, e aumenta a eficiência na criação, no armazenamento e na recuperação de chaves criptográficas.

O RODC (Read Only Domain Controller - Controlador de Domínio Somente Leitura) oferece um método mais seguro para a autenticação local de usuários em locais e escritórios remotos, usando uma réplica somente leitura de seu banco de dados AD primário.

O AD FS (Active Directory Federation Services – Serviços de Federação do Active Directory) permite que relações de confiança sejam estabelecidas mais facilmente entre parceiros com diferentes diretórios de identidade e acesso executados em redes distintas, habilitando SSOs (single sign ons - logons únicos) seguros nas redes dos parceiros.

O AD CS (Active Directory Certificate Services – Serviços de Certificados do Active Directory) fornece várias melhorias à PKI (Public Key Infrastructure – Infra-estrutura de Chave Pública) do Windows Server 2008, incluindo PKIView para monitorar a integridade de CAs (Certification Authorities – Autoridades de Certificação) e um novo e mais seguro controle COM para registro na Web de certificados no lugar do ActiveX.

O AD RMS (Active Directory Rights Management Services – Serviços de Gerenciamento de Direitos do Active Directory), junto com aplicações habilitadas para RMS, ajuda a proteger com mais facilidade as informações digitais de sua empresa contra usuários não autorizados.

A Criptografia de Unidade de Disco BitLocker oferece maior proteção contra o roubo de dados e a exposição de hardware de servidor quando perdido ou roubado, além de uma exclusão de dados mais segura quando seus servidores forem encerrados.

Abraço a Todos,


Bruno Tinoco | IT Pro


0 comentários:

Postar um comentário