Bruno Tinoco | IT Professional

----| BT Info | Bussiness Technology |----------| Microsoft | Linux |-----




Com seus equipamentos perto de atingir o final da vida útil, o Banco Central do Brasil decidiu adotar estratégias de virtualização e consolidação. Depois de utilizar o Microsoft Virtual Server desde 2006, o BC decidiu migrar para o Hyper-V, recurso de virtualização presente no Microsoft Windows Server 2008.

Os equipamentos respondiam por funções variadas que iam desde serviços de impressão e hospedagem de sites importantes até aplicações críticas para as operações do banco. Por esse motivo, o BC também precisava definir planos eficientes de alta disponibilidade e de contingência para os novos equipamentos.

A instituição decidiu adotar estratégias de virtualização e consolidação de servidores para reduzir custos. Com as novas soluções da Microsoft, criou na sede em Brasília 150 máquinas virtuais hospedadas em cluster com 12 hospedeiros (hosts), com dois nós, para casos de contingência. Em fevereiro de 2008, a equipe de TI do BC passou a trabalhar com as versões beta do Hyper-V. De acordo com Nelson Kolarik, analista de TI do Banco Central, várias características do Hyper-V se mostraram adequadas ao que o BC pretendia ter no ambiente virtualizado. "O Hyper-V é capaz de trabalhar em um ambiente multiprocessado e com até 64 GB alocados por máquinas virtuais", destaca.

O banco usa o Microsoft System Center Virtual Machine Manager 2007 para centralizar o gerenciamento do ambiente virtualizado. Com essa ferramenta, é possível acompanhar o status das máquinas virtuais para verificar as aplicações executadas, a partir de um único console.

A prioridade é instalar, em máquinas virtuais hospedadas em dois clusters Windows Server 2008 com Hyper-V, os novos serviços que o banco demandar e também migrar gradativamente as aplicações instaladas em Virtual Server 2005 R2. De acordo com Daniel Moyses Neto, chefe da divisão de sistemas operacionais do Banco Central, a meta da instituição financeira é ter todas as máquinas virtuais em Hyper-V e gerenciadas com versão 2008 do Virtual Machine Manager até julho deste ano. Desde setembro de 2008, o BC já trabalha com máquinas virtuais de bancos de dados, serviços web e o sistema de antivírus do banco com Hyper-V.

Maior flexibilidade e desempenho

Com o Hyper-V e as tecnologias de failover clustering, o BC terá uma ambiente virtualizado de alta disponibilidade, com planos eficientes de contingência. Pela análise de Kolarik, a migração de máquinas virtuais entre hospedeiros é cerca de 20% mais rápida do que no cenário anterior. "Isso garante períodos de paralisação mínimos quando, por algum motivo, é necessário realizar a transferência de máquinas virtuais", comenta. Além disso, o Hyper-V oferece o recurso de snapshot para criar uma imagem instantânea da máquina virtual, que pode ser retomada a qualquer momento.

A recuperação de desastres na área de TI do BC também está muito mais ágil. Situações que antes exigiam mais de duas horas para voltar à normalidade hoje, na maioria dos casos, se regularizam em menos de um minuto, graças às ferramentas que garantem o rápido provisionamento de servidores.

O BC ganhou mais agilidade ao conseguir implementar novas aplicações em máquinas virtuais. "Podemos moldar nossa infraestrutura para hospedar novos servidores com muito mais agilidade, de acordo com a demanda do banco. Isso se traduz em melhor qualidade de serviço", afirma Neto.

Ganho de desempenho foi outro benefício que o BC identificou com a migração para o Windows Server 2008 com Hyper-V. De acordo com Kolarik, houve um salto de velocidade de até 70% no acesso ao disco e de 50% no processamento em relação ao Virtual Server. Ao consolidar e virtualizar servidores, o BC diminuiu a necessidade de adquirir mais equipamentos e, mais importante, reduziu os custos de manutenção e operacionais - por exemplo, com licenças e consumo de energia.

Todas as avaliações feitas até aqui por especialistas em software mostram que o Windows 7, que começa a ser comercializado na próxima semana, trará ganhos significativos em segurança. Em seu blog, o analista Roberto Vamosi, da Cnet, lembrou que o “Action Center”, uma evolução do “Security Center” criado no XP, incorpora cerca de 10 alertas de funcionalidades já existentes.

Sobre estes alertas, o Computerworld/EUA lembra que eles são bem menos invasivos que os existentes no Vista, além da dar ao usuário a possibilidade de desligar notificações sem perder toda a proteção contra ameaças ao sistema. O novo sistema operacional também traz o WFP (Windows Filtering Platform), que vai permitir aos fabricantes de hardware compartilhar o firewall do Windows com seus próprios produtos ou, ainda, dar aos usuários a opção de escolher qual firewall ele quer ver funcionando em sua máquina.

Matthew Hines, da Securitywatch, diz ser “impressionante como a Microsoft evoluiu em segurança nos últimos anos”. Sobre o Windows 7 o analista identificou benefícios como:

  • tornou mais difícil a exploração de vulnerabilidades em aplicativos, já que permite aos desenvolvedores parceiros utilizar proteções nativas do Windows, como o DEP e o ASLR;
  • limitou a realização de rootkits por meio da incorporação do Windows XP Mode (XPM), que usa extensões de virtualização de hardware para tornar a instalação de rootkits bem mais complexa;
  • dificultou a ação de malwares por meio do aprimoramento das funcionalidades de monitoramento, também usando as extensões de virtualização com o XPM.

Pesquisa da NSS Labs avalia comportamento dos browsers em relação ao bloqueio de sites que contenham malwares. Índice de retenção do IE 8 foi de 81%

O NSS Labs, instituto de pesquisa norte-americano especializado em segurança, divulgou no final de julho um estudo comparativo realizado com os diversos navegadores existentes hoje no mercado. O foco da pesquisa foi a proteção oferecida pelos browsers contra sites que contivessem malwares sociais – ameaça mais comum, e letal, enfrentada atualmente pelos usuários da internet. O estudo seguiu a mesma metodologia de outro teste, realizado no primeiro trimestre deste ano (veja www.nsslabs.com/browser-security), que realizou ataques durante 12 dias seguidos.

Os ataques foram realizados a cada quatro horas, usando 69 tipos diferentes de testes, cada um deles contendo uma nova URL infectada. Para a iniciativa, foram utilizadas as versões mais recentes dos navegadores no período do teste, e os resultados mostraram que o Internet Explorer 8 bloqueou 81% das ameaças, uma marca excepcional que superou o segundo colocado (o Firefox) em mais de 54%. Nos testes realizados no primeiro e no segundo trimestre do ano, o IE 8 havia alcançado 12% de proteção, o que evidencia os esforços da Microsoft vem fazendo para aprimorar a tecnologia SmartScreen Filter.

A pesquisa conclui que a Microsoft vem evoluindo consideravelmente na garantia de segurança contra malwares sociais. Com uma única URL tendo atingido a marca de 92%, e a média de proteção em 81%, o IE 8 foi considerado de longe o melhor em proteção contra este tipo de ameaça. Veja abaixo detalhes do resultado:

- Internet Explorer 8 – 81%

- Firefox – 27%

- Safari 4 – 21%

- Chrome 2 – 7%

- Opera 10 – 1%

O conteúdo completo da pesquisa realizada pela NSS Labs pode ser visto em http://nsslabs.com/test-reports/NSS%20Labs%20Browser%20Security%20-%20Socially%20Engineered%20Malware%20Q3%202009.pdf



A Microsoft Brasil lançou na última sexta-feira (18) o website em português para inscrição de projetos de estudantes brasileiros na Imagine Cup 2010 – www.imaginecup.com.br Considerada a maior competição mundial de tecnologia e computação, a Imagine Cup convida jovens estudantes a criar, executar e apresentar projetos que utilizem a tecnologia para solucionar problemas da humanidade, em conformidade com as oito metas do milênio propostas pela ONU. A iniciativa faz parte das ações de responsabilidade corporativa da Microsoft e, em 2009, envolveu 75 mil brasileiros e premiou seis equipes na final mundial realizada no Egito. Esta será a 8ª edição do evento e a final acontecerá em Vasórvia na Polônia, em julho de 2010.

“O jovens brasileiros são muito criativos, talentosos, dedicados e entusiasmados com competições”, comenta Amintas Neto, Gerente de Programas Acadêmicos da Microsoft Brasil. “Há cinco anos o País é recordista em número de inscritos na Imagine Cup e esperamos manter essa posição na edição 2010. No ano passado tivemos seis projetos reconhecidos na competição, o que estimula o engajamento de um volume cada vez maior de estudantes. Temos casos de projetos premiados que foram incorporados pelo mercado e hoje são produtos de micro empresas mantidas por jovens empreendedores”, comemora.

Até 05 de janeiro de 2010, estudantes brasileiros poderão inscrever projetos na competição dentro das categorias de desenvolvimento de software, design de games e digital mídia, respondendo à proposta: “Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a solucionar os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”. A última categoria é novidade na competição e une duas categorias existentes nas edições anteriores: fotografia e vídeo de curta-metragem. Percebendo o engajamento dos jovens com as novas tecnologias para produção de vídeos e imagens, a Microsoft convida estudantes para criações artísticas explorando os recursos de captura, registro e edição disponíveis pelas novas mídias desde câmeras de alta definição, até aparelhos de celular.


Att;
--

Bruno Tinoco
Microsoft Windows Server e Desktop
bruno.itprofessional@hotmail.com
btinoco.itpro@yahoo.com.br

---

Blog: http://tinocoitpro.blogspot.com
Twitter : http://twitter.com/bruno_tinoco
Membro da Comunidade ITProBrasil: http://itprobr.ning.com/
Membro do Grupo Office.CE: http://ug.culminis.com/sites/officeceara/default.aspx
Lista de Discusão: http://br.groups.yahoo.com/group/ITProBrasil/
www.microsoft.com.br | http://technet.microsoft.com

--




De Inicio quero deixar os meus parabéns a você que está lendo este tópico, por isso quero te indicar e te mostrar o quanto você pode se capacitar em produtos Microsoft sem pagar por nada, sim!, sem pagar nada, basta se cadastrar no site Microsoft Technet e desfrutar de vários conteúdos técnicos, video-aulas, provas e certificações on-line, Confira:

Microsoft Technet é uma comunidade dos profissionais de TI que a microsoft criou para oferecer conteudo de ensino para seus produtos.

Site Technet: http://technet.microsoft.com/pt-br/default.aspx

Programa 5 Estrelas: O Profissional Cinco Estrelas é um programa de qualificação onde o usuário acumula estrelas e tem seu nível de conhecimento identificado através delas. Participe do programa , acumule estrelas e faça parte de um ranking on-line dos maiores profissionais do mercado.

Confira --> http://technet.microsoft.com/pt-br/tn.cincoestrelas.aspx

Experience: O TechNet Experience On-Line é o canal onde todo o conhecimento técnico específico é demonstrado na prática. Um espaço onde você ganha experiência sobre os mais variados temas, com o conhecimento aplicado na prática. Além da participação on-line, você pode fazer o download dos vídeos e assistir, em casa ou no escritório, no horário mais conveniente para você.
Uma boa maneira para você, profissional de TI, acompanhar todas as etapas sobre um tema de seu total interesse, por meio de apresentações e demonstrações de especialistas escolhidos pela Microsoft, e conseguir uma evolução profissional, pela atualização do conhecimento e certificação, que será conquistada por meio da aprovação em uma prova elaborada para atestar o participante sobre os principais pontos demonstrados.
Mais do que um programa de aprendizado, o TechNet Experience On-Line é um grande ponto de diferencial competitivo para o participante.

Confira --> http://technet.microsoft.com/pt-br/events/cc716281.aspx


Abraços a Todos!



Att;
--

Bruno Tinoco
Microsoft Windows Server e Desktop
bruno.itprofessional@hotmail.com
btinoco.itpro@yahoo.com.br

---
Twitter : http://twitter.com/bruno_tinoco
Membro da Comunidade ITProBrasil: http://itprobr.ning.com/
Membro do Grupo Office.CE: http://ug.culminis.com/sites/officeceara/default.aspx
Lista de Discusão: http://br.groups.yahoo.com/group/ITProBrasil/
www.microsoft.com.br | http://technet.microsoft.com
--

Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida.