Bruno Tinoco | IT Professional

----| BT Info | Bussiness Technology |----------| Microsoft | Linux |-----




O VMware Server é gratuito! Isso mesmo: GRATUITO!!! É, a concorrência com o Xen, Virtuozzo, Microsoft Virtual PC, e alguns projetos open source (QEMU, Bochs...), né... Quem sai ganhando é o usuário!

Entre em:

www.vmware.com

e procure pelo VMware Server (não o Workstation). Se preferir o link direto:

www.vmware.com/products/server

Existem versões para Windows e Linux, há dois pacotes: servidor e cliente. A idéia principal do VMware Server é criar servidores virtuais, que são monitorados à distância; muitas vezes ficam em datacenters. Por exemplo, você aluga um único servidor dedicado e instala vários virtuais, numa mesma máquina, inclusive cada um com o sistema operacional que você quiser :)

Ele pede um registro, mas é gratuito, e assim que feito o registro on line lhe é disponibilizado o número serial. Ele permite até solicitar várias licenças, para várias máquinas, mas é gratuito mesmo.

Para quem usa o VMware demo de 30 dias e/ou o VMware Player, é uma ótima notícia! Agora você pode criar quantas máquinas virtuais quiser, instalar os drivers do VMware (com o VMware Tools) sem complicação... E até mesmo usar na empresa, sem colocar a mão no bolso, mas ao mesmo tempo, sem cometer pirataria!

Dica para usuários que não pretendem administrar servidores remotos (se você não sabe o que é isso, essa dica também serve para você): baixe apenas o pacote "Server", "Servidor". Ao instalá-lo, ele instala um console (interface gráfica) que permite criar e acessar as máquinas virtuais, tanto na máquina local como remotamente, ou seja, ele já inclui o programa "Cliente" (pelo menos a versão para Windows, eu não testei a versão Linux). A interface é basicamente a mesma das versões recentes do VMware Workstation. Particularmente achei o Server um pouco mais lento que o Workstation, mas talvez seja meu computador que é muito velho. Em máquinas recentes a diferença de peso não é muito significante.

Se você pretende criar máquinas virtuais armazenadas num servidor com IP fixo, e/ou num micro da rede local, pode baixar também o pacote "Cliente", que é mais leve. Ele não permite criar nada sem o Server; permite basicamente acessar o VMware remotamente, criando as máquinas virtuais e executando-as no servidor. Cuidado com a banda de Internet, afinal para acessar aplicações gráficas à distância, deve-se ter banda muito, muito larga. Isso não é tão essencial se você pretender usar um sistema em modo texto, como um Linux sem o ambiente gráfico, o que é comum nos servidores. Mas para usuários domésticos e casuais, isso não é problema algum, nem mesmo em redes locais ou em empresas para uso interno, pois executando-o no próprio micro (ou numa rede 10/100/1000) é claro que não há problemas de transferência nem velocidade de conexão.

Uma pequena grande observação, para quem pretende instalá-lo mas que não o usará muito... É que ele instala um serviço no Windows, o "servidor", que fica ativo em memória, pronto para receber as requisições de conexão com as máquinas virtuais - sejam chamadas a partir da rede/Internet ou do micro local. Apesar de não ficar usando tempo considerável de processamento, este serviço é mais um programa aberto, que ficará consumindo memória (de 5 a 25 MB, mais ou menos). Para quem tem até 256 MB de RAM e não usa sempre o VMware, pode ficar complicado... No entanto, depois de um tempinho iniciado, o Windows move os dados não muito acessados da memória para o arquivo de paginação, uma "extensão da memória", que é feita no HD, então o consumo de memória do VMware Server pode até ser perdoável.

Aproveite e leia meu tutorial do VMware Workstation, que permite criar as máquinas virtuais:
http://mepsites2006.tripod.com/ms2k6/materias/tutorial-vmware.htm
A diferença de uso no VMware Server é basicamente a tela de abertura, onde você deve escolher "Local host" na tela de entrada:



Para usar os recursos de acesso remoto e/ou instalá-lo no Linux, vale a pena ler o tutorial do Carlos Morimoto, no Guia do Hardware:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/vmware-server
Até porque a instalação no Linux é bem mais complicada, cheia de passos a verificar dependendo da distribuição usada; não é uma tarefa para usuários leigos na plataforma. Já a versão Windows segue o estilo dos assistentes padrões de instalação, "Avançar, Avançar, Avançar, Instalar, Concluir".

Nota: ele pede para desativar o auto-run no Windows, para evitar mal comportamento do sistema ao inserir um CD com uma máquina virtual em execução. Para usuários menos experientes não recomendo desativar; portanto, desmarque a caixa de seleção "Disable autorun", durante a instalação. Mas saiba que você poderá ativá-lo ou desativá-lo quando quiser, clicando em "Configure Host", o quarto ícone da aba "Home" do VMware Server, e então na aba "Devices" há o item "Disable autorun on the host", que você pode marcar ou desmarcar, mesmo depois de instalado. (Acesse estas opções também pelo menu "Host > Configure Host")

Cuidado para não se perder com as opções do VMware, afinal, existem três tipos:

- menu "Host > Settings", para configurações do sistema Host (onde o Server é executado);
- menu "Edit > Preferences", para configurações gerais da interface do VMware;
- e o menu "VM > Settings", disponível apenas quando uma máquina virtual está aberta, e altera opções diretamente para ela (dispositivos, prioridade de tempo de processamento, snapshots, etc).

Eu postei algumas imagens de tela do VMware Server rodando o Windows NT 4.0, sob o host Windows XP. Se você quiser ver, veja no tópico onde recomendei o Windows NT para micros antigos:
http://www.explorando.viamep.com/2007/05/micro-antigo-use-o-windows-nt-40-e.html

Não deixe de ler o tutorial que comentei mais acima, se você pretende usar o VMware ou mesmo apenas se informar sobre essa "mágica" de rodar um sistema operacional dentro de outro, numa máquina virutal, com HD virtual e tudo mais, sem afetar nada (nem seus arquivos!) no seu sistema real.

Veja o tutorial completo do VMware, inclusive como criar uma rede virtual para compartilhar arquivos entre seu PC e a máquina virutal, e dicas de otimização, em http://www.explorando.com.br/mat0002-vmware.htm.


Abraço a Todos.


Bruno Tinoco | IT Pro


0 comentários:

Postar um comentário